segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Tirando da Estante : Perto do Coração Selvagem


  Este fim de semana foi repleto de ações comemorativas em homenagem à escritora Clarice Lispector, que se estivesse viva completaria 91 anos. Portanto, decidi devanear sobre o livro que mais gosto em sua obra: Perto do Coração Selvagem.

  Neste livro, a escritora explora em cada palavra a identidade da protagonista Joana que vive um dilema provocado pela imposição da racionalidade sobre a sensibilidade:

  “Sim, ela sentia dentro de si um animal perfeito. Repugnava-lhe deixar um dia este animal solto. Por medo talvez de uma falta de estética. Ou receio de alguma revelação...”

 Bem, a personagem não se permitia manifestar essa força devido ao medo de transparecer seus sentimentos ou apenas por não querer ir de encontro com suas convenções sociais.

   E assim, dentre os vários passeios que Joana faz em busca de si mesma, ela descobre-se aprisionada em seus próprios pensamentos e não consegue vivenciar o amor em sua totalidade.

   Enfim, este livro me atrai porque aborda o drama da existência humana, no qual vivemos numa permanente tensão entre a iminência e a frustração de uma realização. Afinal, não sabemos convergir razão e emoção, pois se soubéssemos... não viveríamos “perto”, mas sim “no” coração selvagem da vida.


Por  Islayne C.
Siga-nos no Twitter :  @FolheandoPensam


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...